RECÔNCAVO BAIANO

 
Em Cachoeira, a 110 quilômetros de Salvador, os turistas podem conhecer a Rota da Liberdade, um projeto formado por 19 guias que fazem parte das próprias comunidades, onde são capacitados em história e geografia regionais, primeiros-socorros e condução de trilhas. O roteiro envolve seis comunidades quilombolas do município: Kaonge, São Francisco do Paraguaçu, Dendê, Engenho da Ponte, Engenho da Praia e Camboa. Seus principais roteiros são o Dia a dia
Com o roteiro histórico, o grupo pode fazer o percurso de barco, passando pelo Convento de Santo Antônio, pela Igreja Matriz de Santiago do Iguape, Gamboa de Pau, o cultivo de ostras, pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição e também pelos manguezais da região. O trajeto depende da maré e o caminho alternativo é fazer o percurso de carro.
 
 
Além do turismo de sol e praia, dos grandes eventos como carnaval, réveillon, da cultura e do patrimônio histórico, quem vier à Bahia tem também a opção do turismo étnico afro, com roteiros pela capital e Recôncavo Baiano.
Fora de Salvador, em cidades como Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Maragojipe, Cruz das Almas, Nazaré das farinhas, onde o turismo étnico afro é a atração principal, os visitantes encontram opções de passeios a comunidades remanescentes de quilombos, que incluem trilhas pela natureza, manifestações culturais.
 
 
 
 
Hotéis e Pousadas em Cachoeira
 
 
 
 
 
SÃO FELIX
 
São Félix fica à margem direita do rio Paraguaçureflete a imagem da cidade vizinha, Cachoeira. Do lado esquerdo, tem um dos mais belos visuais da região, um grande morro, que pode ser mais explorado quando subimos a estrada íngreme e cheia de curvas, a qual dá acesso ao município de Muritibaa. 110 km de Salvador. Surgida durante a expansão da cana-de-açúcar, a cidade possui uma história profundamente ligada aos valores cultura is baianos. Marcada pelo desenvolvimento da indústria fumageira.
 
 
 
SÃO FRANCISCO DO CONDE
 
Em São Francisco do Conde, a 66 quilômetros de Salvador, o samba-de-roda do Recôncavo, fortemente ligado às danças africanas, também é destaque. Há exemplos de variações, como a batucada (ou batuque, dançada em roda); samba corrido (alternam-se um ou dois solistas e a resposta vocal do coro); chula de versos ou chulas em que somente uma pessoa samba por vez.
 
 
 
 
NAZARÉ DAS FARINHAS
 
A histórica cidade de NAZARÉ DAS FARINHAS,a 200 km de Salvador., próximo a ILHA DE ITAPARICA. O surgimento da cidade se deu no final do século XVI, em torno de um engenho. Em 1753 foi criada a Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré. A vila só iria surgir em 25 de outubro de 1831 depois de ser desmembrada de Jaguaripe (cidade vizinha) pelo decreto Imperial.
A feira dos caxixis e a farinha de copioba, produzida na região tonaram famosa a cidade que cresceu ao longo das margens do rio jaguaripe.
 
Hotéis e Pousadas em Nazaré das Farinha
 
 
 
 
 
 
SANTO AMARO 
 
A cidade foi fundada em 1557 e cresceu ao lado do rio Subaé. Em 14 de junho de 1822, a Câmara de Santo Amaro reuniu-se em prol da INDEPENDÊNCIA DO BRASIL dando início aos movimentos que geraram o 7 de setembro de 1822. A "Leal e Benemérita" cidade de Santo Amaro teve participação ativa do início ao fim do processo da emancipação nacional.Todos se encantam com a magia desta terra simpática, que presenteou o Brasil com diversos filhos ilustres. Entre eles estão Caetano Veloso, Maria Bethânia.
 
 
 
CRUZ DAS ALMAS
 
A cidade é famosa por promover uma belíssima festa de São João, no mês de junho. O ponto alto é a tradicional Guerra de Espadas, queima de fogos de artifício que proporciona um belo espetáculo pirotécnico.  São João, data católica associada à celebração da época das colheitas, um dos festejos mais típicos e animados do Nordeste brasileiro e consequentemente do País. Seu parque hoteleiro oferece conforto aos visitantes e a cidade possui boa infraestrutura de serviços.
 
 
Hotéis e Pousadas em Cruz das Almas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Receba Informações de Turismo da Bahia