SALVADOR, PATRIMÔNIO MUNDIAL.

Salvador recebe milhares de visitantes que percorrem seus pontos turísticos não somente por suas belezas mas também por suas historias. Salvador primeira capital do Brasil, com 466 anos continua encantando a todos que a visitam. Rica em recursos naturais, pontos turísticos centenários mundialmente reconhecido, 50 km de belas praias e um povo de simpatia inigualável. Seu histórico conjunto arquitetônico e suas igrejas remetem o visitante ao passado, quando Salvador era a capital do Brasil.

A região que abriga a Cidade do Salvador da Bahia era habitada pelos tupinambás, no século XV. Em 1501, os portugueses instalaram seu padrão de posse no dia de Todos os Santos e batizaram com esse nome a grande baía em volta.
Em 1509, Diogo Álvares Carreia o Caramuru, náufrago português sobrevivente de um naufrágio, uniu-se aos índios em um povoado.  Em 1534, a Capitania da Bahia foi doada a Pereira Coutinho, que estabeleceu uma vila na Barra, em 1536.
 
 
A Cidade, construída em dois andares, é historicamente uma das mais importantes da América. A evolução de seu perfil, visto da Baía de Todos os Santos, ao longo de mais de quatro séculos, é fascinante. Além disso, as contribuições de seu povo para a cultura brasileira e mundial são imensas.
 
LARGO PELOURINHO
 
Pra conhecer melhor o centro histórico de Salvador você precisa fazer um tur da Praça Castro Alves, a onde ficava o portão sul em 1549, passando pela Praça Municipal, la reunia os prédios administrativo, a casa do Governo, Câmara e Cadeia, Casa do Tesouro, mais recente o Elevador Lacerda e Prefeitura. Conheça a Praça da Sé, o Plano Inclinado,Terreiro de Jesus, e o Pelourinho, chegar até o bairro de Santo Antonio Além do Carmo, portão norte.
 
O pelourinho era um instrumento de punição legal utilizado pelos portugueses em todas as cidades do Brasil. Hoje o Pelourinho é um capítulo à parte na visita a Salvador a praça é cercada por várias casas antigas, no mais puro estilo colonial. O Pelourinho é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela Unesco. A Cidade fortaleza tinha seu portão sul na atual Praça Castro Alves e o norte na Praça da Parada, hoje Praça Municipal.
 
Forte e Farol da Barra foi o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente data de 1534, mais antigo que a propria cidade 1549.
O forte teve papel estratégico. Foi ocupado pelos holandeses e recuperado no ano seguinte. A iconografia holandesa dessa época representa o Forte como uma torre redonda.Após o naufrágio do Galeão Sacramento, em 1668, decidiu-se construir um farol no interior do Forte, que foi reedificado entre 1694 e 1702.
 
 
 
 
Aqui nasceu Salvador.
Primeira capital do Brasil, Salvador o presente e o passado em  harmonia. 
Em 29 de março de 1549, Thomé de Sousa começou construi a Cidade do Salvador, de acordo com o projeto de Luís Dias, para ser a Cabeça do Brasil. Nas décadas seguintes, Salvador tornou-se uma das principais cidades da América.
Em 29 de março 1549, Tomé de Sousa vindo de Portugal desembarcou na Vila Velha, atual Salvador, mas precisamente porto da barra, para fundar a primeira capital do Brasil colonia. São Salvador da Baía de Todos os Santos, que desempenhou um papel estratégico na defesa e expansão do domínio Português entre os séculos XVI e XVIII, sendo a capital do Brasil de 1549 a 1763. 
 
PORTO DA BARRA SALVADOR, AQUI NASCEU O BRASIL
 
 

SOLAR DO UNHÃO

 

Um dos mais belos conjuntos arquitetônicos às margens da Baía de Todos os Santos. Visita obrigatória de quem chega a Salvador, construído no século 17, em alvenaria de pedra, para ser a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, engenho de açucar, e quartel durante a segunda guerra. O conjunto atualmente sedia o Museu de Arte Moderna da Bahia.

 

COLINÁRIA BAIANA

 

Salvador entre suas cores e encantos encontramos a culinária baiana, que representa o Brasil com a acarajé, moquecas, caruru e o vatapá. Cada baiano tem seu segredo, esse é o diferencial dos Masterchefs da Bahia cada dona de casa ou restourante tem seu toque final, mas a magia é a mesma. Em Salvador tem restourantes populares, mais com muitas qualidades, bastantes requisitados por turistas e soteropolitanos especialista em comida baiana. Saiba Mais CULINÁRIA DA BAHIA

 

Receba Informações de Turismo da Bahia