O QUE É QUE A BAHIA TEM

CACAU
 
Quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram à América, o cacau já era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, no México, e os Maias, na América Central. Os índios consideravam as sementes de cacau tão valiosas que as usavam como moeda.  Quatrocentos sementes valiam um countle e 8.000, um xiquipil.  O imperador Montezuma costumava receber anualmente 200 xiquipils (1,6 milhões de sementes) como tributo da cidade de Tabasco, que corresponderiam hoje a aproximadamente 30 sacas de 60 quilos.
Os botânicos acreditam que o cacau é originário das cabeceiras do rio Amazonas, tendo-se expandido em duas direções principais. O cacau se adaptou bem ao clima e solo do Sul da Bahia. Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca destaca-se na produção do fruto.
O Brasil é 5° produtor de cacau do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. A Bahia é 1º colocado na produção de cacau no Brasi.
 
 
O Chocolate é um alimento bem balanceado, pois contém uma associação equilibrada de cacau, leite e açúcar.  É rico em carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas B1, B2 e PP, minerais magnésio, cálcio, ferro e potássio e estimulantes cafeína e teobromina.
 Do cacau e produzido o chocolate, geléia, manteiga, mel polpa, licou,etc.
 
 
COCO VERDE E SECO
 
 
 
JACA
 
 
 
FARINHA DE MANDIOCA
 
 
 
REQUEIJÃO DA BAHIA
 
 
 
MANTEIGA DE GARRAFA
 
CARNE DO SOL
 
 

Receba Informações de Turismo da Bahia

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!